sábado, 25 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO: OFICINAS

Serigrafia e stencil – Ana Paula Mesquita e Marcela Torres

A oficina proporcionará aos participantes leigos em estamparia, uma noção básica e experiência prática no processo de serigrafia e stencil, além de estimular a criação de novos efeitos a partir dessas técnicas.



Experimenta boba! Tenho certeza de que você vai gostar… - Vivian Bernardes

“Que tal brincar com cousa séria? Experimentar, se jogar...? Gerar assim, inovações no que se entende por moda cotidiana, pessoal. Isso tudo com muita diversão, visões pessoais (isso mesmo, você vai se expressar) e é claro, não será só na teoria. Prepare-se para experimentação em dobro! E se jogue boba(o), garanto que você vai gostar...!”



Semio-ó-tica Gaga – Bruna Ricaldoni

Análise semiótica dos videoclipes da artista pós-moderna Lady Gaga, bem como breve introdução à sociedade pós-moderna dando ênfase na música, na cultura imagética, no Design, no Kitsch e Pop Art.



SeXxX – Caio Caropreso e Irina Serrano

Trata-se da evolução das oficinas “Sex Design”, ministradas em encontros passados.

Os objetivos principais são fomentar discussões sobre as relações entre sexo e design nas suas variadas formas, apresentar inovações do mercado de produtos eróticos e gerar uma atividade de integração baseada em diveros exercícios sensoriais.



Vou passar cerol na mão – Casemiro Junior

Oficina lúdica! Construa pipa, solte pipa!

obs.: Guardem com carinho as pipas produzidas! Haverá uma vivêcia especial para os participantes dessa oficina na segunda, 11/10!



Fotografia emergencialFabricio e Silva

Desenvolvimento de projeto e execução de protótipo para uma camera pinhole de filme 35mm rebobinável.



Toy Art: Teoria + Prática – Gabriel Oliveira e Felipe Bastos

A oficina pretende discutir um pouco sobre a toy art: como surgiu, o mercado consumidor, como são feitos e vários produtores pelo mundo. Posteriormente, serão confeccionados toys de feltro, onde serão ensinados alguns métodos de costura artesanal.



Cenografia de Eventos – Tiago Gamaliel e Ricardo Bizafra

Um projeto de cenografia de eventos transita por diversas áreas. Envolve soluções de design gráfico, design de produto e design de ambientes. Ao pensar um cenário, é preciso levar em considerações problemas espaciais, estruturais e visuais. Para tanto, a oficina pretende discutir e propor soluções para projetos cenógraficos, ressaltando a parceria entre design e arquitetura, criando essa capacidade multidisciplinar de pensar um espaço. Partindo da apresentação de cases bem ou mal-sucedidos, pretende-se a imersão do participante nesse universo e, ao final da oficina, a produção de objetos cenográficos para o evento.



Imagens Violadas – Maurílio Maia e Amanda Coimbra

A proposta é proporcionar a experiência da colagem, tornando os participantes aptos à sua prática. A colagem, em seu caráter original e narrativo, estimula o uso de técnicas análogicas para diversificar o processo criativo no campo do design gráfico e das artes. A oficina Imagens Violadas lida com o reprocessamento de imagens e textos afim de gerar novas imagens, que cativem a experiência estética.



Papiroflexia – Leonardo Lima

Papiroflexia significa manipulação de papel, abrangendo todo tipo de artesanato ou trabalho que leva o papel como suporte para corte, dobra e colagem. Técnicas como Origami, Kirigami, Kusudama, Papertoy, Esculturas, Tessellation, Quilling são as mais difundidas pelo mundo. A oficina propõe uma visão de como estas tecnicas podem auxiliar o design e vice-versa, não se limitando apenas ao design gráfico.



Descobrindo Formas com linha e agulha – Lorrany Barbosa

A oficina será um laboratorio, onde os participantes usarão apenas linha, agulha e um pedaço de tecido. Serão mostradas algumas técnicas de como criar volumes, texturas e formas no tecido, mas os participantes certamente acabarão por descobrir sua própria forma de interagir e transformar um simples pedaço de tecido.



Do it yourself – Da embalagem Tetra Pak a uma carteira com porta moedas – Catharina Araújo e Cássio Vieira

A oficina apresenta, através de cortes, vincos e colas, uma maneira simples e moderna de se reutilizar a embalagem Tetra Pak. Nessa oficina vamos construir uma carteira com porta-moedas de formato compacto, que pode ser levada em bolsas pequenas ou bolsos. Essa carteira irá proteger seus cartões, documentos e garantir que suas moedas não se percam no limbo escuro do fundo de sua bolsa.



Não só designers, empreendedores! – Carolina Girardi

Será apresentado ao participante o embasamento teórico e prático de como abrir um negócio perante o mercado. O produto final será o plano de negócio de uma empresa de design e a apresentação de um dos produtos do portfólio da mesma.



Pole Dance e Chair Dance – Naiara Beleza

Os participantes vão aprender sobre o Pole Dance e acabar com os preconceitos a respeito da dança. Aprenderão também um pouco sobre outras danças sensuais, como a Chair Dance (Dança da Cadeira). Tudo na forma mais divertida e descontraída dos chás de lingerie! Tragam seu salto alto e vistam seu short mais curto!



O design do convencimento – construindo argumentações objetivas – Maiana Abi

A apresentação de um projeto de design, seja acadêmico ou profissional, é um momento determinante. Através de referenciais teóricos e discussões, pretende-se apresentar recursos que ajudem a construir uma argumentação consistente e convincente, focada no receptor.



Fotografias Para-Normais – Pedro Hypólito

Casos, dicas e prática de fotografias para pessoas “normais”. Pouca produção, poucos recursos, simplicidade na realização do trabalho e resultados bacanas e satisfatórios. Ter lucro com fotografias é fácil, basta saber seguir os caminhos certos.



De que se alimenta um tipógrafo? – Naieni Ferraz

A tipografia é arte e técnica e, como tal, relaciona-se à música, pintura, arquitetura e literatura de seu tempo para refletir as mudanças em ciência, tecnologia, política e pensamento.



A importância das mídias sociais na carreira de um designer – Marlon Mendes e Mariana Alves

Para muitos as mídias sociais podem ser apenas um lugar para se expressar ou se divertir. Mas para nós, designers, essa pode ser uma maneira de expor e promover nossos trabalhos. Com apenas alguns cliques você pode estar mais perto de um cliente em potencial.

As mídias sociais não se resumem ao Facebook e Twitter. Existem muitas maneiras de um designer usufruir delas e alavancar sua carreira. Para isso é necessário todo um planejamento de conteúdo, estratégias de atuação e monitoramento. Diferentes conhecimentos, estratégias e atuações nas mídias sociais que podem enriquecer a demonstração das possibilidades de uso.



Design Sensorial - Muito além do que os olhos podem ver – Fabiana Machado

Asinestesia é a relação entre estímulos e respostas sensoriais diferentes. Algo como escutar um som e, imediatamente, sentir um gosto; ou ver uma cor e sentir um cheiro.

O Design Sensorial, se apodera dos princípios da sinestesia e, através desta oficina, busca explorar as sensações humanas e aplicá-las em peças gráficas e produtos, capazes de serem compreendidos e aceitos por qualquer pessoa, independentemente de suas limitações físicas. IMPORTANTE: Cada participante deverá levar câmera fotográfica - não é necessário que seja profissional, pode ser câmera de celular.



Marketing para eventos de design – Lewy Caron

A oficina busca compartilhar a experiência do oficineiro como conselheiro de marketing durante grande parte do Pré-N, no N Design em si e o Pós-N. Tratando sobre assuntos como as novas tecnologias de divulgação, transmissão simultânea, SIE, twitter, orkut, web em si, divulgações off-line em geral. Além dessas, também repassar o que funciona de fato na teoria e na prática, o que os designers gostam e o que não gostam em um evento, públicos-alvo em geral.



Planejamento e Desenvolvimento de Coleção – Bárbara Dias Lage e Janaína Monteiro

A oficina tem como objetivo oferecer conhecimento aos participantes para torná-los capazes de desenvolver projetos de moda (desenvolvimento de coleção) e saber como atuar na indústria do vestuário, trabalhando desde a pesquisa de tendência, público alvo e concorrentes até a prancha de apresentação do projeto para o cliente.



Superfície Tem Design? Tem sim Senhor! – Aline Pimentel

Você que está antenado nas tendências do Design, sabe que o Design de Superfícies anda ganhando um grande destaque no mercado nacional, graças à nossa querida Renata Rubim. Mas o que raios é Design de Superfícies? Comofas? Esses mistérios todos você vai desvendar nessa oficina! Aqui você vai aprender a desenvolver a sua idéia e aplicá-la em qualquer superfície!



Tensegrity – Thais Goetz e Bruna Ricaldoni

“Tensegrity é, segundo Richard Buckminster Füller, o princípio estrutural pelo qual a forma da estrutura é garantida pela interação entre uma rede contínua de cabos tracionados e um conjunto de elementos comprimidos, isolados entre si.” A idéia da oficina é dar uma breve introdução teórica sobre o que são as estruturas de tensegrity e quais suas aplicações e, então, partir para a parte prática. Cada um dos participantes irá construir sua própria estrutura tensegrity. A proposta é que cada um construa um icosaedro, orientados pelas oficineiras.



Vitrine: Design, desejo e cenografia - Paulo Paranhos, Carolina Freitas e Marcus Vinícius Frota

O objetivo da oficina é capacitar os encontristas interessados na montagem de vitrines de moda, discutir e explorar sua importância num contexto global, abordando aspectos compositivos, de moda e de mercado, além de um pouco de contexto histórico. A vitrine é o primeiro vendedor de uma loja, é ela que amplia os desejos do consumidor, que mostra a identidade da loja, devendo, para tanto, ser bem elaborada.



Design EnCena - Bárbara Carreira

Problemas em falar em público? Imaginar todos nus só te deixa mais nervoso? Tiques nervosos na hora de apresentar trabalhos? Seus problemas acabaram! Venha desenvolver seu lado *performer* com exercícios de improvisação e expressão corporal. No final da oficina, exploraremos a estética dos personagens do musical Saltimbancos para desenvolvermos um cartaz para a mesma. Meio confuso? Confia em mim, dá certo!



DesMULTIficando roupas – Lilian Gustini e Ana Paula Mesquita

O que fazer com aquela peça de roupa que você adora, mas não serve mais para sair? Como usar aquele tecido maravilhoso da camisa velha do seu pai? A oficina pretende estimular a criatividade dos participantes através da modelagem experimental. O objetivo é desconstruir e reutilizar peças de roupas que pareciam esquecidas no armário, trabalhando com a sustentabilidade e versatilidade na moda.



Branding, Marketing e Design. WTF!?! – Mariana Pavão

O que pode ter uma marca? Qual o valor que ela tem? A oficina busca apresentar conceitos que permeiam o branding como estratégia de marketing e posicionar o papel do designer no processo, mudando sua visão de operacional para estratégica através de rápidas discussões e estudos de casos.



Contos de Fadas: uma visão apelativa – Livien Ullmann

Canibalismo, tortura, mutilações, sexo... Até que ponto os contos de fadas são infantis? Através da Psicanálise de contos de Fadas, da Semiótica e suas vertentes, vamos discutir e registrar as diferentes visões deste mundo macabro.



Filtro dos sonhos – Poliana Dutra

A oficina propõe a criação de Filtros dos sonhos, artefatos criados pelos índios americanos, os quais acreditavam servir para filtrar os pesadelos e garantir uma noite de sonhos bons.



O bambu amarrado – Casemiro Junior

Que tal descobrir novos meios para desenvolver o seu mock-up ou quem sabe o próprio produto? Aprenda como aplicar três técnicas de amarras em estruturas feitas de bambu e sisal.



Você sabe o que é BH? – João Paulo Faria

Nunca vi, nem bebi, eu só ouço falar!

Junte-se a este brainstorm coletivo sobre o que mais identifica a cidade sede do R CO/MG 2010, deixando como resultado prático um mural ilustrado e colorido pelos participantes com um pouco da visão de cada um sobre ‘Belzonte’.



Gorfada fotográfica – João Dirickson

Para quem já aprendeu o bê-a-bá da fotografia agora é a hora de saber o 1+1=2 !

Voltada para fotógrafos iniciantes e amantes da fotografia que querem entender um pouco mais da teoria por traz da prática dessa arte. Uma avalanche de conceitos e coisas até bem úteis que não aprendemos com a prática.



Da Prototipagem Rápida ao Rapid Manufacturing – José Luis Oliveira

Uma apresentação das tecnologias de prototipagem rápida, seu propósito, utilizações e principais vantagens e desvantagens, com apresentação de alguns exemplos em vídeo e peças produzidas através da tecnologia. Seguindo para uma breve explicação sobre o conceito de rapid manufacturing e como tem sido encarada no mundo, possibilidades e realidades.



Nó na Garganta – Desenvolvimento de Projetos Ecológicos e Socialmente Responsáveis – Natalia Toledo

Uma oficina que tem como principal objetivo promover e fomentar a discussão sobre Ecodesign ligado a PNU e o exercício de criação e confecção de objetos a partir de resíduos da indústrias têxteis, intermediando teoria e prática dos conceitos apresentados e discutidos.



Massa Cinzenta: Os dois lados do Design. – Pedro Aurélio e Felipe Machado

O design envolve criatividade e pensamento lógico, imaginação e razão. Por isso, o designer precisa saber equlibrar o uso do potencial dos dois hemisférios do cérebro para que, ao contrário do que a sociedade costuma estimular, as duas potências se mantenham em harmonia, podendo trabalhar em conjunto.

O objetivo da oficina é levar essa discussão, estimulando essa harmonia, inicialmente trabalhando o lado direito do cérebro, mostrando a seguir como o potencial criativo e imaginativo deve ser aliado à lógica e à razão.



Percepção de influências: pesquisa conceitual de tendências – Amanda Campos

As atividades propostas envolvem o pensamento crítico e de análise de discurso relacionado à anúncios publicitários e produtos da indústria (influências referenciadas como “setor de referências”). Posteriormente os encontristas irão detrinchar as significações em relações as experiências e influências coletadas em conceitos, relacionando-os em um mapa axial (estabelecendo relações, interferências e comunicações entre as tendências). Serão propostos também direcionamentos (conceitual e específico) através da criação de painéis visuais e cartelas de inspiração. No final das atividades haverá exposição do material.



Realidade: um palpite coletivo – Bolivar Escobar

A humanidade é controlada por sociedades secretas? O atentado de 11 de setembro foi uma farsa? O mundo vai acabar em 2012?

Como já dizia Shakespeare, “existem mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia”. Uma crença em uma religião ou confiar nos poderes da ciência é o suficiente para entender o que acontece nesse nosso bizarro universo? De onde viemos? Para onde vamos? Com tantos planetas, por que diabos tivemos que nascer justo aqui? Esta oficina serve para quem é curioso, quem acha que já viu de tudo e para quem procura respostas (ou mais perguntas). Afinal, no quê você acredita?



Kalos Eidos Scopeo – Brian Neves

Brincando podemos tirar boas idéias e obter ótimos trabalhos. Lembra daquele tubo que olhávamos que formava inúmeras imagens coloridas diferentes ao girá-lo? Você certamente já olhou um caleidoscópio! A proposta é essa, vamos fazer esse divertido brinquedo.



Flash. Pequenos Macetes Grande Resultados – Harrison Mendonça

Apesar do Flash ser uma das ferramentas mais queridas pelo webdesigner, quem nunca teve problemas com ele? A maior parte destes problemas pode ser resolvido com o mínimo de orientação. Serão expostos os erros mais comuns ao

se trabalhar com Flash, com o objetivo de minimizar os erros ao se trabalhar com esta ferramenta, apresentando

soluções simples para grandes problemas, otimizando a vida do designer e do desenvolvedor.

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