sábado, 25 de setembro de 2010

PROGRAMAÇÃO: PALESTRAS

METAPROJETO - DIJON DE MORAES
O metaprojeto é uma alternativa proposta ao design contrapondo os limites da metodologia convencional, ao se colocar como etapa prévia de reflexão e suporte ao desenvolvimento do projeto. Nesse sentido, o metaprojeto, enquanto metodologia da complexidade, pode ser considerado o projeto do projeto, ou melhor, o design do design.
Dijon de Moraes é designer, escritor, conferencista e professor. É autor dos premiados livros Limites do Design e Análise do Design Brasileiro, entre outros. É professor titular e atual reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e coordenador do Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design e editor dos Cadernos de Estudos Avançados em Design da mesma instituição.


MOBILIZAÇÃO ACADÊMICA - O PAPEL DO ESTUDANTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE ESCOLA - GISELLE SAFAR
Apresentação de um breve histórico da participação estudantil em mobilizações que contribuíram para a mudança e melhoria de universidades com ênfase no caráter específico da FUMA, hoje Escola de Design. Aspectos de sua história e de sua relação particular com o alunado.
Giselle Safar é arquiteta, professora e pesquisadora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordena o Centro de Extensão da Escola de Design, é professora em cursos de especialização no país e presta consultoria no desenvolvimento de projetos, com destaque para a inserção do design junto às micro e pequenas empresas e capacitação de núcleos sociais.


CONRADO ALMADA
A palestra mostrará todo o processo de construção de um video clipe e um filme publicitário. Desde o briefing recebido, à ideia inicial, passando por seu desenvolvimento, os processos de pré produção, produção e filmagens até a finalização do trabalho.


HIRO KAWAHARA
O reconhecido ilustrador Hiro Kawahara irá mostrar um pouco da história do seu trabalho com as bandejas do McDonald’s e falar sobre a profissão de ilustração publicitária no Brasil: início, perspectivas, e de como é o processo de trabalhar para grandes empresas do mercado.


CAROLINA TEIXEIRA
Embalagens: cenário, tendências e inovações.
A designer e professora Carolina Teixeira é formada em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais, sócia do escritório Coral Design, atuando em Belo Horizonte, São Paulo e Lima - Peru. É especializada em embalagens e ministra cursos em todo o Brasil. A palestra tratará das novas tendências em projetação de embalagens.


CLÁUDIO SANTOS - DESIGN E TECNOLOGIA
A convergência das mídias digitais permite um universo vasto de possibilidades e caminhos. Um futuro próximo, cada vez mais veloz, está em construção. É possível criar oportunidades visionárias num mundo dominado pelas potencialidades tecnológicas? Ainda dá para se fazer o que não foi feito? De que forma podemos ver o invisível?
Cláudio Santos é formado em Comunicação pela PUC MG, Certified Tecnology Specialist pela Infocomm International 2008. Um dos fundadores do FAQ/feitoamaos, projeto coletivo de live images que se apresentou em performances no Brasil, França e Holanda. Diretor do núcleo de Mídias Interativas da Voltz. Vice-Presidente da Fábrica do Futuro, Residência Criativa do Audiovisual. Coordenador de Design do REPIA - Residência de Pesquisa Interdisciplinar Avançada, que integra a rede VIVOLAB e professor da Escola de Design da UEMG.


OLOGIA – DESIGN THINKING
A Ologia é a primeira empresa de BH e uma das primeiras do Brasil que efetivamente utiliza o Design Thinking como forma de trabalho. Seu trabalho é ajudar organizações a criar ou reinventar negócios, produtos, serviços, processos ou marcas, somando o pensamento estratégico ao poder transformador do design. A soma dessas disciplinas é a essência da Ologia.
O NOVO DESIGN, O NOVO DESIGNER E O NOVO MERCADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário